O Flamengo estampou em sua camisa, no domingo, dia 24, a logomarca do “Pacto Pelo Esporte”. Foi na semifinal do Campeonato Carioca, em Manaus, contra o Vasco, disputada em uma Arena da Amazônia lotada e com transmissão ao vivo pela TV – em canais abertos e fechados. Uma grande visibilidade para o “Pacto pelo Esporte” em todo o país.
O jogo teve um público de 44 mil torcedores e o Vasco venceu o Flamengo por 2 a 0, garantindo vaga na final do Campeonato Carioca contra o Botafogo.
“A conformidade com os princípios do “Pacto pelo Esporte” é mais uma marca atingida pelo Flamengo, que esteve à frente da formulação e da aprovação do Profut. Nos reconhecem como clube cidadão e, por isso, somos vencedores de vários prêmios relativos à transparência e à qualidade de governança. Essa é uma marca do nosso clube e que só renderá frutos positivos”, ressalta Eduardo Bandeira de Mello, presidente da agremiação.
Alexandre Rangel, sócio da Ernest & Young, destaca o seguinte: “Através da adequação final ao Pacto pelo Esporte, o Flamengo se credencia a fazer parte de um conjunto muito limitado de entidades esportivas que podem receber patrocínios e investimentos de grandes empresas nacionais e multinacionais que prezam pelo cumprimento dos mais elevados padrões de governança corporativa. Para nós da EY, parceiros e patrocinadores dos esportes Olímpicos do Flamengo, é motivo de satisfação e tranquilidade saber que os nossos investimentos e, no fim, a nossa marca, está sendo tratada com seriedade e profissionalismo conforme indicado pelos preceitos do ‘Pacto pelo Esporte'”
O ex-jogador Raí, diretor da Atletas pelo Brasil, agradeceu pelo apoio: “Esta é uma iniciativa muito importante para divulgar o Pacto pelo Esporte. O apoio do Flamengo é um exemplo e abre espaço para que outros clubes vejam a importância de uma nova era na gestão eficiente e transparente. Com isso, ganham os equipes, as empresas patrocinadoras e todo o esporte.”
O Pacto pelo Esporte é um acordo firmado entre empresas patrocinadoras, por uma gestão mais profissional, moderna e eficiente no esporte. As entidades terão um prazo para adequação ao Pacto e a iniciativa pretende aumentar e melhorar o investimento no esporte e dar mais segurança para os patrocinadores.
A iniciativa é da Atletas pelo Brasil, entidade formada por esportistas e ex-atletas de diferentes modalidades e gerações, que lutam pelo desenvolvimento do esporte e do país, junto com parceiros Instituto Ethos e Lide Esporte.. O Pacto tem como signatárias 20 das maiores empresas do Brasil: Aché Laboratórios, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca-Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, EY, Estácio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Itaú Unibanco, Johnson&Johnson, McDonald´s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.